Conteúdos - Ficha de avaliação formativa
- Ler e interpretar textos.
- Conhecer o léxico relativo ao livro (título, autor, obra original, editora e data da obra).
- Identificar os tipos de frase.
- Reconhecer palavras que pertencem à mesma família.
- Conhecer e aplicar regras de translineação.
- Classificar palavras quanto ao número de sílabas (monossílabos, dissílabos, trissílabos e polissílabos).
- Classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica (esdrúxulas, graves e agudas).
- Distinguir sílabas tónicas e átonas.
- Distinguir palavras simples e complexas.
- Produzir novas palavras a partir de sufixos e prefixos.
- Organizar famílias de palavras.
- Distinguir discurso direto de discurso indireto.
- Interpretar/construir um aviso.
- Planificar, escrever e avaliar textos (texto notícia: título, subtítulo, abertura da notícia – Quem? Onde? Quando? O quê?, corpo da notícia – Como? Porquê?).